quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Educando filhos à maneira de Deus







tem a alegria de oferecer um curso que vai ajudar as famílias a educarem seus filhos à maneira de Deus.


Foi fundado em Los Angeles, em 1989, pelo pastor Gary Ezzo e sua esposa Anne Marie e, desde então, a mensagem vem se espalhando. Hoje, milhares de pais em vários países do mundo participam, a cada semana, de um grupo do curso Educação de Filhos à Maneira de Deus.




COMO FUNCIONA O CURSO



Educação de Filhos à Maneira de Deus é ministrado em pequenos grupos que se reúnem semanalmente, por 14 semanas, para estudar princípios de educação de filhos baseados na Bíblia.



Após os estudos, os pais fazem tarefas em casa, muitas vezes junto com os próprios filhos. No início de cada estudo, as tarefas são compartilhadas no grupo. Dessa forma, os pais ficam durante 14 semanas estudando, praticando e aprendendo a analisar melhor o comportamento de seus filhos. Aprendem também a observar suas próprias atitudes como pais.



Os princípios de Educação de Filhos à Maneira de Deus não foram projetados para trabalhar o comportamento exterior da criança, mas as atitudes interiores do coração, pois Deus olha o coração O SamueI16:8).





OBJETIVO DO CURSO



Deus tem abençoado este ministério “infinitamente mais que tudo quanto pedimos e pensamos” (Efésios 3.20)



Estes objetivos são:



1. Levantar uma geração de filhos para a glória de Deus.

2. Providenciar instruções que ajudarão os pais a entenderem os princípios bíblicos para a educação dos filhos e as suas aplicações.



3. Incutir nos pais a confiança na Palavra de Deus, que é suficiente tanto na verdade como também na prática. Com a confiança vem a competência na paternidade.

4. Ajudar os pais a olharem com otimismo os anos da adolescência. Ser pai pode ser uma experiência tremenda e os anos da adolescência podem ser os melhores.



5. Ganhar os corações e as mentes da próxima geração, educando os pais de hoje. Estabelecer uma visão bíblica do mundo que se possa passar de geração a geração.

A Ética Bíblica para a Paternidade.





CONTEÚDO DO CURSO



01. Os fundamentos de Educação de Filhos à Maneira de Deus: Está baseado no princípio de que a educação de filhos é uma responsabilidade dada aos pais por Deus. O alvo dos pais é o de educar uma criança moralmente responsável e biblicamente sensível. Treinando o coração. O fator paterno e os extremos da paternidade.



02. Como criar uma criança moral: Ajudar os pais a educar seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Educar filhos que tenham a capacidade moral de discernir o certo do errado, o bem do mal e que guiem seus corações pelos preceitos bíblicos. Providenciando o porquê moral e prático.



03. Lei, princípio e liberdade: Todas as áreas da vida cristã estão governadas por um dos três imperativos bíblicos. Como cristãos, o que nos é permitido ou não fazer cai dentro dos parâmetros de uma das três categorias: lei, princípio e liberdade. Estudo do legalista, do legalismo e da análise do contexto.



04. Começando certo: Há dois erros que ameaçam uma paternidade bem sucedida. O primeiro é o menosprezo com o significado do relacionamento marido-esposa no processo da paternidade, e o segundo é a queda na armadilha da paternidade centralizada nos filhos.



05. Como dizer "eu te amo": O amor é expresso através de linguagens emocionais. Uma linguagem de amor é a capacidade de expressar amor por uma outra pessoa numa linguagem emocional principal da outra pessoa. As cinco linguagens de amor. Identificando a sua linguagem principal. Aprendendo a linguagem de amor de seus filhos.



06. O mandato do pai: Todos os relacionamentos dependem de confiança, especialmente os relacionamentos familiares. Um relacionamento marido-esposa é construído na confiança mútua, como é o relacionamento com nossos filhos. Tempo de qualidade e quantidade de tempo. As oito responsabilidades na arte de ser pai.



07. A consciência moral de seu filho: A consciência moral é a parte treinável da consciência do homem. Os pais precisam saber quão fácil é enfraquecer a consciência ou treiná-la erradamente. Devem não somente ensinar a verdade a seus filhos, mas também ensiná-la de forma correta.



08. Desenvolvimento do caráter: A qualidade de seu caráter e a de seus filhos é melhor exemplificada pela presença ou ausência de três atributos: respeito, honra e honestidade. Respeito por autoridade e pelos pais. Obediência, submissão e honra. Treinar os filhos em honrar e respeitar a idade é treiná-los a honrar a Deus. A regra da interrupção. Ensinando o respeito pelos colegas e irmãos.



09. Princípios de obediência: A alegria dos relaciona- mentos pai-filho e irmão-irmão depende da qualidade da virtude moral de cada filho. Como deve um pai governar a fim de obter um comportamento cor- reto de seu filho? Por outro lado, pais ameaçadores e pais chantagistas podem estragar seus filhos.



10. Elementos de disciplina: Nenhuma criança nasce com autocontrole. Os pais devem ensinar as crianças a serem disciplinadas como um mestre ensina a seus discípulos. Como incentivar os filhos a fazer o que é correto? O que fazer quando os filhos erram?



11. Orientações para a correção: Como corrigir uma criança que insiste em desobedecer aos pais. Qual a diferença entre o uso cultural da vara e a correção bíblica? Os pais que amam corrigem. O que fazer depois da correção? Porque a correção às vezes falha?



12. Arrependimento, perdão e restauração: No treinamento da criança, arrependimento é essencial à correção. Mas o que isso significa? Como é medido? Testando os atos de arrependimento.



13. A rebelião da adolescência e a rejeição paterna: Porque os adolescentes se rebelam? Os filhos pequenos se rebelam contra autoridades. Os adolescentes se rebelam contra relacionamentos mal construídos. A rebelião da adolescência não é inevitável e nem sempre precisa ocorrer. Esperança para um lar quebrado.



Apêndice 1

Respeito pela propriedade e pela natureza: O respeito pelos direitos de propriedade dos outros é uma outra face do treinamento moral. Razões para se respeitar a natureza.



Apêndice 2

Questões de disciplina: Estudo de comportamentos indesejáveis das crianças como: choramingar, luta de poder, manha, mentira, roubo, engano, dedo-duro, conflito entre irmãos.



Apêndice 3

O processo de apelo: Permite aos filhos trazer novos fatos para ajudar os pais a tomar decisões corretas. Os benefícios do processo de apelo. Como ensinar o processo de apelo.





SOBRE OS FUNDADORES



Gary Ezzo é o diretor executivo de Growing Families International. Graduado pelo Seminário Teológico Talbot, serviu dez anos como pastor do ministério de famíli em Sun Valley, Califórnia.



Anne Marie Ezzo, formada em enfermagem pediátrica, é instrutora de partos e fundadora de “Educadores Cristãos de Partos”.



Juntos, o casal Ezzo tem escrito inúmeros livros sobre paternidade baseada na Bíblia, utilizados por mais de 1.500.000 pais em todo o mundo. Os materiais criados pelo casal Ezzo estão sendo utilizados por mais de 6.000 igrejas em 95 países. Residem atualmente em Chatsworth, Califórnia.

Pr Francis e Pra Sìlvia Bincoleto
Inscrições para 2010

Nenhum comentário: