terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dom de Profecia



São Paulo, 06 de Novembro de 2009


Campanha dos Dons Espirituais- IEMRE Interlagos

Tema: COMO EXERCER O DOM DE PROFECIA

Texto Base: I Ts 5:20,21


INTRODUÇÃO

PROFETA, PROFETISA

Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4). No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia.


PROFECIA

A mensagem de Deus anunciada por meio de um PROFETA a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1.20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se prendem às necessidades presentes das pessoas.


“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1:20-21)

PROFETIZAR

Anunciar a mensagem de Deus às pessoas.

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. (I Corintios 14:4)


1. O QUE É DOM DE PROFECIA?

Primeiramente temos que fazer uma distinção entre o ofício de profeta no VT e NT com o dom de profecia hoje.
Hoje não há mais profetas no sentido daqueles profetas primeiros, que se tornaram o fundamento da igreja, ou seja, instrumentos da revelação divina. O cânon* da Escritura já está fechado.

* Nos primórdios do cristianismo, a palavra cânon significava “regra de fé, ou escritos normativos (i.e., as Escrituras autorizadas).

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” Ef 2:20-22

O dom de profecia é expor a verdade revelada de Deus conforme está registrado nas Sagradas Escrituras (Gl 1:8-9).

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1:8-9)

O dom de profecia não está ligado a cargo ou posição. Todo crente pode profetizar (1 Co 14:1,31,39). Moisés também fez o mesmo (Nm 11:25-29).


2. PROPÓSITOS DO DOM DE PROFECIA

Fala aos homens para a edificação da igreja

“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.” I Co 14:3-4
Edificação – ajuda a construir, levantar – não é profecia manipulativa, carnal.
Exortação – palavras que dão força à vida, encorajamento.
Consolação – acalma as tempestades do medo, ansiedade. Leva refrigério.

Produz convencimento de pecado – v. 24-25 – Julgado: o efeito da palavra profética é revelar ao homem o seu estado. Todo o seu interior é sondado e exposto.

“Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” I Co 14:24-25

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTOS DE ATENÇÃO!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A IGREJA DEVE JULGAR TANTO O PROFETA QUANTO A PROFECIA:

Glorifica a Deus? Está de acordo com a Escritura?

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” I Pe 4:10-11

Edifica a igreja?

“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.” I Co 14:3-4

O profeta se submete ao julgamento dos outros?

"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem." I Co 14:29

O profeta está no controle de si mesmo?

“E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” 1 Co 14:32

O que o profeta fala sucede 100%?

“Porém ele lhe disse: Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é; tudo quanto diz, sucede assim infalivelmente; vamo-nos agora lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir.” I Sm 9:6

“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.” Dt 18:22


COMO SABER SE A PROFECIA NÃO VEIO DE DEUS?

"E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." Dt 18:21,22

ENTÃO SEMPRE QUE A PROFECIA SE CUMPRIR É DE DEUS?

Não. Vejamos o que a Bíblia diz:

"QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma." Dt 13:1-3

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Mt 7:22,23

COM BASE NISSO, O PROFETA PRECISA TER TAMBÉM, UMA VIDA DE FRUTOS, E NÃO SÓ IR PROFETIZANDO.

Vejamos o que a Bíblia diz:

"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus." Mt 7:17

"Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore." Mt 12:33

OUTRO PONTO IMPORTANTE, QUEM TEM O DOM DE PROFECIA NÃO PERDE A CONSCIÊNCIA

“E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” I Co 14:32

Isso quer dizer que essa "estória" de que o Espírito Santo toma a pessoa, ela perde a consciência, e faz um monte de coisa sem saber, dizendo que perdeu os sentidos, não é bíblico. Assim como dizer que foi acometido incontrolavelmente pelo Espírito Santo, e então não pôde respeitar a ordem do culto, também não é bíblico. Pois o espírito do profeta está sujeito a ele próprio, o profeta não perde sua consciência, ele entrega a profecia quando ele quer, sem causar desordem na igreja.

"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." I Co 14:29-33

O Dom de Profecia é absolutamente bíblico e inclusive outras pessoas que não eram apóstolos também o tiveram, vejamos:

"E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César." At 11:27,28

"E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus." At 21:9-13

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CUIDADOS PARA OS QUE RECEBEM A PROFECIA:

Não julgar a embalagem, o profeta, mas a mensagem.

(Profetas também tem problemas: Elias queria morrer (1 Rs 19.4), Isaí¬as caminhou três anos nu e descalço (Is 20.3), Oséias casou-se com uma prostituta (Os 1.2), Abraão mentiu para escapar de problemas (Gn 20.1-7))

Avaliar a profecia segundo a Bí¬blia e não segundo sentimentos ou experiências.

Não perseguir a profecia, ir atrás de profeta. No NT não existe nenhuma passagem que mostre alguém indo atrás de profeta. Se Deus quer falar com você, ele sabe onde te encontrar. Apenas busque a Deus e a sua palavra.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCLUSÃO

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas os profetas devem ter cuidado em falar somente aquilo que Deus mandou.

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus”. (1 Pe 4.11)

É importante estar cheio do conhecimento de Deus através da Sua Palavra, para não ser enganado (a).

Pois como disse Paulo em 1 Tessalonicenses 5:21

"Examinai tudo. Retende o bem."

“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” Pv 29:18

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Palavra ministrada pelo Pr Leandro Leme na campanha Busca pelos Dons

Nenhum comentário: